Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Cássio Georges Santos Nascimento-
dc.contributor.authorSilva, Diego Vicente Sperle da-
dc.contributor.authorBastos, Selma Barbosa-
dc.contributor.authorPereira, Tassia Farencena-
dc.date.accessioned2024-04-01T18:25:30Z-
dc.date.available2024-04-01T18:25:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13603-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso - Curso de Formação de Oficiais, Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Salvador, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, existem diversos modelos de escolas no ensino básico, todos amparados pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituída em 1996, entre eles estão os colégios militares. Esses estabelecimentos de ensino atendem alunos matriculados desde os anos finais (6° a 9° ano) do ensino fundamental até o ensino médio, e que assim como as demais instituições escolares adotam um currículo brasileiro, orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no qual está contemplada a disciplina de Geografia. Cabe ao professor desta área do conhecimento, ensinar ao aluno os diversos aspectos do espaço geográfico, sendo esse um grande desafio, tendo em vista as transformações sofridas pela sociedade moderna, e que precisam ser acompanhadas pela escola. Neste contexto, é fundamental refletir sobre novas ferramentas para o ensino e aprendizagem aplicada a essa disciplina, com o intuito de desenvolver o interesse dos alunos e a construção do conhecimento de forma significativa e não desconexa da realidade. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar a Problem-Based Learning (PBL) como ferramenta alternativa às aulas expositivas de Geografia no Sistema de Colégios Militares do Brasil SCMB. Pois, sua fundamentação teórica, a teoria construtivista, dialoga com o Ensino por Competências, adotado nesse sistema e orientado pela legislação vigente. Sendo assim, essa metodologia irá contribuir para que o aluno torne-se mais crítico e proativo, capaz de enfrentar e resolver os problemas pelos quais vier a se deparar, por meio do seu próprio saber.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSCMBpt_BR
dc.subjectProblem-Based Learningpt_BR
dc.subjectPBLpt_BR
dc.titleO uso da Problem-Based Learning (PBL) como ferramenta alternativa às aulas expositivas de geografia no SCMBpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grupo9_2023.pdf758,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.