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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMotta, Alexandre Rigo-
dc.contributor.advisorSilva, Luiz felipe Pessanha da-
dc.contributor.advisorSilva, Helliakyn de Melo Santana-
dc.contributor.authorPaula, Leonardo Melo de-
dc.date.accessioned2023-12-26T11:41:17Z-
dc.date.available2023-12-26T11:41:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13022-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Intendência. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractA formação do oficial do Exército Brasileiro (EB) exige dos militares envolvidos nesse processo um alto padrão de desempenho. Essa formação, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), tem por finalidade formar um profissional militar exemplar, dotado tanto de conhecimentos técnicos e científicos voltados para sua atuação, como de competências e valores próprios da instituição. Além disso, o complexo processo de formar um profissional militar requer técnicas de aquisição e manutenção de certos padrões de comportamentos próprios da profissão. Assim, o estudo da utilização de técnicas como a do condicionamento operante de Skinner (1931), dos esquemas de modelagem, punição e reforço cresce em importância, bem como a análise das mudanças de comportamento dos militares sujeitos a esses processos. Partindo dessa conjectura, a presente monografia visa apresentar um trabalho junto aos cadetes do 4º (quarto) ano do Curso de Intendência (C Int) da AMAN com o objetivo de verificar a utilização do condicionamento operante neste período da formação do cadete. Este trabalho se justifica pela necessidade de estudar o aprimoramento da formação do oficial. Assim, com a finalidade de alcançar as metas acima descritas, as características referentes à formação dos cadetes dentro do serviço de Intendência e os conceitos relativos ao condicionamento operante foram abordados de maneira minuciosa nesta pesquisa. Além disso, foi utilizado uma pesquisa de campo através de um formulário composto por perguntas relacionadas ao cotidiano do cadete durante os anos de formação, as quais estavam embasadas nos conceitos específicos do condicionamento operante. Tal procedimento teve o intuito de confrontar as opiniões obtidas com a parte conceitual estudada e verificar a necessidade do emprego desse método na formação. Ao concluir esta pesquisa, ficou evidente que o condicionamento operante tem uma relevância crucial para o devido aprendizado das competências necessárias para o desempenho profissional dos militares formados pela AMAN. _____________________________________________________________________________________ The formation of Brazilian Army’s officers demands a high standard of performance from the military personnel involved in this process. This training, conducted at the Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), aims to develop an exemplary military professional equipped with both technical and scientific knowledge relevant to their role, as well as the competencies and values inherent to the institution. Moreover, the complex process of training a military professional requires techniques for acquiring and maintaining specific behavioral standards associated with the profession. Therefore, the study of techniques such as Skinner's (1931) operant conditioning, modeling, punishment, and reinforcement becomes increasingly important, as well as the analysis of behavioral changes in the military personnel subjected to these processes. Based on this conjecture, this thesis aims to present a study conducted among the 4th-year cadets of the Intendancy Course (quartermaster) at the AMAN, with the objective of examining the use of operant conditioning during this phase of cadet training. This study is justified by the need to investigate the improvement of officer training. To achieve the aforementioned goals, the characteristics related to the cadets' training within the quartermaster and the concepts related to operant conditioning were thoroughly addressed in this research. Additionally, a field survey was conducted using a questionnaire composed of questions about the cadets' daily routine during their training years, which were based on the specific concepts of operant conditioning. This procedure aimed to compare the obtained opinions with the conceptual part studied and assess the need for implementing this method in training. Upon concluding this research, it became evident that operant conditioning is of crucial relevance for the proper acquisition of the competencies required for the professional performance of the military personnel trained by AMAN.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCondicionamento operantept_BR
dc.subjectIntendênciapt_BR
dc.subjectCadetept_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleA utilização do condicionamento operante na formação do oficial combatente do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

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