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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFranco, Arthur Robertson-
dc.contributor.advisorSilva, Luiz felipe Pessanha da-
dc.contributor.advisorTeixeira Neto, José Maurício-
dc.contributor.authorMoreira, Nelson Gonçalves Almeida-
dc.date.accessioned2023-12-26T11:37:58Z-
dc.date.available2023-12-26T11:37:58Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13001-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente, a psicologia adotava como hábito, tratar as patologias da mente humana e seus reflexos focando nos problemas e suas origens, até que em 1998, com Martin Seligman, um movimento denominado Psicologia Positiva propôs complementar os procedimentos de lidar com tais adversidades, concentrando nas virtudes da mente humana. Com isso, este trabalho tem por finalidade de explicitar esses conceitos e a sua possível aplicabilidade dentro da formação de Oficial da Linha Militar Bélica da Academia Militar das Agulhas Negras, o qual envolve e denota a importância de valores atitudinais e éticos. Previstos nos mais diversos campos de formação do militar, a capacitação profissional é acompanhada de um forte incentivo a manutenção e fortalecimento psicológico do combatente, devido às exigências da profissão em meio a um cenário de guerra, em que há a necessidade de ação, em função disso, são criadas situações calculadas com o objetivo de causar o desconforto, físico ou mental, com o fito de adestrar o militar na tomada de decisões. O método utilizado para elaboração desse trabalho foi o dialético, com um tipo de pesquisa descritiva, focando em conceitos a partir de obras bibliográficas referentes ao tema. Com isso, nota-se que o modelo de ensino, o qual envolve a formação de Oficial Combatente, irá exigir mais do psicológico, com intuito de desenvolver atributos atitudinais, com o intuito de estar preparado para as adversidades pós formado. Desse modo, embora em diferentes níveis de intensidade, a psicologia positiva está presente, porém não em todas as etapas da formação, tendo em vista a necessidade da preparação do Cadete para situações hostis, sendo necessário a figuração de ambientes similares ao que se propõe a formação. Portanto, com uma análise qualitativa dos resultados, foi possível chegar a conclusão que o desenvolvimento atitudinal da AMAN é pautado não somente na Psicologia Positiva , mas em grande parte na utilização de estressores, porém funcional no que tange a inserção de valores e desenvolvimento atitudinal do Cadete. ______________________________________________________________________________________ Historically, psychology adopted as a habit to treat the pathologies of the human mind and its reflexes focusing on the problems and their origins, until in 1998, with Martin Seligman, a movement called Positive Psychology proposed to titudinal the procedures of dealing with such adversities, concentrating on the virtues of the human mind. With this, this work aims to explain these concepts and their possible applicability within the formation of Officer of the Military War Line of the Academia Militar das Agulhas Negras, which involves and denotes the importance of titudinal and ethical values. Provided for in the most diverse titud of military training, professional training is accompanied by a titud incentive to maintain and psychologically strengthen the combatant, due to the demands of the profession during a war scenario, in which there is a need for action, due to In addition, calculated situations are created to cause discomfort, physical or mental, to train the military in decision-making. The method used to prepare this work was dialectical, with a type of descriptive research, focusing on concepts from bibliographical works related to the theme. With this, it is noted that the teaching model, which involves the formation of a Combatant Officer, will demand more from the psychological, to develop titudinal titudina, to be prepared for the adversities after graduation. Thus, although at titudina levels of intensity, positive psychology is titudin, but titud all stages of training, given the need to prepare the Cadet for hostile situations, requiring the figuration of environments similar to those proposed training. Therefore, with a qualitative analysis of the results, it was possible to conclude that the titudinal development of AMAN is based not tit on Positive Psychology, but largely on the use of stressors, but functional in terms of the insertion of values and titudinal development of the Cadet.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia positivapt_BR
dc.subjectValores atitudinaispt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA aplicabilidade da psicologia positiva em função da melhoria do desempenho atitudinal na formação do oficial na AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

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