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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMotta, Alexandre Rigo-
dc.contributor.advisorSantos, Antony Pablo Moura Figueiredo dos-
dc.contributor.advisorLima, Filipe Guilherme de Melo-
dc.contributor.authorGómez, João Pedro Moura-
dc.date.accessioned2023-12-21T14:58:36Z-
dc.date.available2023-12-21T14:58:36Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12974-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar o papel da inteligência emocional no contexto profissional no Exército Brasileiro, mais especificamente para o oficial comandante de pelotão de Infantaria. Além disso, busca reunir subsídios e ampliar as reflexões sobre a influência da inteligência emocional no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao oficial, além de servir como meio para atenuar significativamente problemas que seriam melhor resolvidos através da utilização da inteligência emocional. Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, buscando uma maior verificação e compreensão sobre o tema em artigos, trabalhos acadêmicos e livros sobre o assunto nas plataformas Google Acadêmico, SciElo e BDEx. Estudos mais detalhados, conduzidos por pesquisadores como Gardner, verificaram que não existe uma única inteligência e que cada indivíduo apresenta habilidades distintas, algumas mais evidentes do que outras. Goleman embasa sua teoria sobre a inteligência emocional ao demonstrar como os sentimentos podem influenciar a vida das pessoas no sentido de contribuir para a boa convivência entre indivíduos, principalmente na liderança de outros indivíduos. Tendo em vista que a inteligência em si engloba uma multiplicidade de habilidades, considera-se relevante investigar a importância da inteligência emocional na liderança militar e nas relações interpessoais dos seres humanos. Por fim, concluiu-se que a inteligência emocional contribui sobremaneira no exercício das atribuições do comandante de pelotão de Infantaria. ____________________________________________________________________________________ The present study aims to analyze the role of emotional intelligence in the professional context of the Brazilian Army, more specifically for the Infantry platoon commander. In addition, it seeks to gather subsidies and expand reflections on the influence of emotional intelligence in the development of skills and abilities needed to the officer, in addition to serving as a way to significantly mitigate problems that would be better resolved through the exercise of emotional intelligence. As a methodology, bibliographical and documentary research was chosen, seeking greater verification and understanding of the subject in articles, academic works and books on the subject on Google Scholar, SciElo and BDEx platforms. More detailed studies, conducted by researchers like Gardner, verified that there is not a single intelligence and that each individual has different abilities, some more evident than others. Goleman bases his theory on emotional intelligence by demonstrating how feelings can influence people's lives in the sense of contributing to good coexistence between individuals, especially in the leadership of other individuals. Considering that intelligence itself encompasses a multiplicity of abilities, it is considered necessary to investigate the relevance of emotional intelligence in military leadership and in the interpersonal relationships of human beings. Finally, it was concluded that emotional intelligence greatly contributes to the performance of duties of the infantry platoon commander.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiderança mulitarpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleA inteligência emocional como fator preponderante na liderança do comandante de pelotão de infantariapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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