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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCamara, Renato Siqueira de Arruda-
dc.contributor.authorTeles, Lucas Sampaio-
dc.date.accessioned2023-06-28T13:36:01Z-
dc.date.available2023-06-28T13:36:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAMARA, Renato Siqueira de Arruda; TELES, Lucas Sampaio. A Caracterização Geotécnica e resiliente de solos na região da Estrada de Ferro Carajás para aplicação em ferrovias. 2016. Projeto final de curso (Bacharelado em engenharia de fortificação e construção) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11826-
dc.descriptionProjeto Final de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção do Instituto Militar de Engenharia, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro de Fortificação e Construção.pt_BR
dc.description.abstractO transporte ferroviário é um dos tipos de deslocamento mais antigos. Seu surgimento está ligado diretamente com a Primeira Revolução Industrial. As principais descobertas dessa época foram: A invenção da máquina têxtil e a locomotiva, ambas movidas a vapor. Revolucionando a maneira de transportar matérias-primas, mercadorias e pessoas, a locomotiva desde sua implantação tornou-se um meio de suma importância para as maiores economias do mundo. [13] Inaugurada em 1985, a Estrada de Ferro Carajás tem 892 quilômetros de extensão e liga a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). De grande importância econômica para o país, por seus trilhos, mais de 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros são transportados todo ano. Com um dos maiores trens de carga em operação regular do mundo, a ferrovia circula com 35 composições simultaneamente. [14] Com a motivação do projeto de duplicação da Estrada de Ferro Carajás e buscando se aproveitar de algumas peculiaridades dos solos das regiões tropicais, principalmente decorrentes do processo de lixiviação em sua formação, encontrou-se a necessidade de buscar uma metodologia de caracterização que se enquadrasse de maneira mais adequada a tais peculiaridades. A metodologia MCT, criada por Nogami e Villibor, utilizando-se particularmente dos ensaio de compactação Mini-MCV e de perda de massa por imersão e dos parâmetros decorrentes de tais ensaios, proporciona uma classificação dos solos mais alinhada com as características geotécnicas dos solos da região, constrastando com a classificação ambígua decorrente dos sistemas tradicionais como HRB e SUCS. Partindo desse princípio, 53 amostras foram coletadas na região da Estrada de Ferro Carajás como parte do projeto intitulado “Revisão dos Critérios de Projeto de Via Permanente”, resultado do convênio IME-VALE, e aplicando a metodologia MCT buscou-se caracterizar o solo da região. Levando em consideração algumas impossibilidades, encontrou-se que apenas 29 amostras puderam efetivamente ser ensaiadas e classificadas tendo como resultado que 18 delas se enquadram como solos lateríticos, ou seja, de bom comportamento geotécnico. Conclui-se dessa forma que a não utilização da metodologia MCT implica em uma exploração ineficiente das características da região em prol do projeto de duplicação da ferrovia em questão, mais especificamente pois ocasiona a escolha de jazidas para material de sublastro, ignorando o fato de que no próprio talude de corte existem solos com bom comportamento geotécnico. Calcula-se de maneira estimada que com a utilização do material de corte no sublastro a economia para a obra seria em torno de 50 milhões de Reais.pt_BR
dc.description.abstractRail transport is one of the oldest types of displacement. Its appearance is connected directly with the First Industrial Revolution. The main findings of it were: The invention of the textile machine and engine, both powered by steam. Revolutionizing the way to transport raw materials, goods and people, the locomotive since its implementation has become a means of paramount importance to the world's largest economies. [13]pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de Fortificação e Construçãopt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectEstrada de Ferro Carajáspt_BR
dc.titleCaracterização Geotécnica e resiliente de solos na região da Estrada de Ferro Carajás para aplicação em ferroviaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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