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dc.contributor.advisorVentorini, Luís Alfredo-
dc.contributor.authorSilva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.date.accessioned2017-09-25T12:56:49Z-
dc.date.available2017-09-25T12:56:49Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelino Aurélio Vieira da. Comportamento de misturas asfálticas a quente utilizando agregado de argila calcinada. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/925-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.description.abstractO agregado de argila calcinada é um material com características tecnológicas diferentes do agregado pétreo natural. A alta absorção e a baixa densidade são diferenças que levam a um comportamento diferente em misturas asfálticas. A sua utilização em pavimentação requer estudos detalhados e revisão das normas existentes, uma vez que elas não foram elaboradas com base nas características apresentadas por este material. O presente trabalho apresenta resultados de um estudo experimental sobre o efeito do condicionamento da mistura asfáltica com agregado de argila calcinada antes da compactação, utilizando como ligante: CAP 20, CAP 40, asfalto modificado por polímero e asfalto modificado por borracha. O experimento visou simular a condição em que a mistura permanece na temperatura de compactação no armazenamento, transporte e espalhamento no pavimento. Nessa condição, o ligante asfáltico pode escoar dos agregados graúdos para o miúdo ou ser absorvido pelos agregados. Esse escoamento ou esta absorção resulta num teor de ligante efetivo diferente da condição inicial na usina de asfalto, mudando o comportamento mecânico e as características volumétricas da mistura asfáltica. Foram analisadas as possíveis soluções para inibir o efeito da absorção e do escoamento do ligante no condicionamento. Uma das soluções encontradas foi a utilização de ligantes asfálticos com viscosidade elevada e, para esta solução, foi avaliada a influência da variação do teor de ligante nos parâmetros mecânicos (Módulo resiliente, Resistência à tração e resistência a fadiga) para misturas com e sem condicionamento.__________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The calcinated clay aggregate is a material with technological characteristics that differ from the natural aggregates. The high absorption and low density are differences which take to a different behavior in asphalt mixtures from the natural aggregates. The use of this aggregate in asphalt mixtures requests detailed studies and revision of the current standards, since they had not been elaborated on the basis of the characteristics presented for the material in study. The present work shows the results of an experimental study on the effect of the conditioning of the asphalt mixture before the compacting, using CAP 20 binder, CAP 40, asphalt modified with polymer and rubber asphalt. The experiment aims simulating the conditions which the mixture remains at compaction temperature, in the storage, transportation and paving. During this condition, the asphalt binders can flow from the coarse aggregates to the fine aggregates or be absorbed by the aggregates. That drainage or absorption of the binder results in a reduction on the effective asphalt content, different from the designed condition, changing the behavior and performance of the hot mix asphalt. The possible solutions had been analyzed to inhibit the effect of the absorption and the flow of the binder in the conditioning. One of the solutions found was to the use of asphalt binders with high viscosity and for this solution the influence of the variation of the binder content in the mechanical parameters (resilient modulus, tensile strength and fatigue) for mixtures with and without conditioning was evaluated.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectConcreto asfálticopt_BR
dc.titleComportamento de misturas asfálticas a quente utilizando agregado de argila calcinadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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